ENTREVISTAS - ARTISTAS E SUAS TÉCNICAS DE PINTURA

Atualizado: Jan 11




Trabalho Interdisciplinar

Disciplinas: Arte/Língua Portuguesa

Professoras: Katia Velo/Michelle Batistella

Turma: Fundamental II – 7º ano

As entrevistas a seguir, foram realizadas após trabalhos de pesquisas e estudos sobre a Arte Visual no Paraná envolvendo pintura, escultura, entre outras técnicas. Aos alunos foram sugeridos filmes, documentários, vídeos e outros materiais sobre os temas. Nas aulas o diálogo, o debate, as interações foram mediados pelas professoras a fim de realizar a organização dessas entrevistas.

Por meio da prática interdisciplinar, os alunos, não só aprenderam sobre as técnicas de pintura como também sobre o processo criativo dos artistas. Os alunos vivenciaram diferentes gêneros textuais, como a linguagem não-verbal. Um trabalho amplo que possibilitou aos alunos compreenderem que o conhecimento não é isolado e que a Arte dialoga com todas as áreas. Também tiveram a oportunidade de conhecer artistas paranaenses e a relevância da história e da Arte como uma área essencial para a construção do conhecimento geral. Assista a seguir, os vídeos produzidos exclusivamente pelos artistas para os alunos do 7o ano da Escola Evolutiva.



ARTISTA CELSO PARUBOCZ | 7º ano| Técnicas de pintura | Evolutiva

Entrevistado por Bernardo Moroni Oliveira de Paula


CELSO PARUBOCZ

https://www.instagram.com/celsoparubocz/

https://www.facebook.com/celso.parubocz.1

Bacharelado e Licenciatura em Educação Física pela UEPG Universidade Estadual de Ponta Grossa. Extensão Universitária em História da Arte pela PUC Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós graduado em Poéticas Contemporâneas no Ensino da Arte pela Universidade Tuiti do Paraná, Arteterapia pelo ITCNE - Instituto Tecnológico e Educacional de Curitiba. Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato.
















ARTISTA GIOVANA CORREA | 7º ano| Técnicas de pintura | Evolutiva

Entrevistada por Gabriela Oleskowicz Celli e Isadora Ayres Possebom Silveira

GIOVANA CORREA

https://www.instagram.com/giovanadebrittocorreia/

https://www.facebook.com/giovana.brittocorreia

Formada em Artes Plásticas e Especialista em Metodologia do Ensino da Arte. Artista Visual premiada no Brasil e na França. Fez diversas exposições coletivas e individuais dentro e fora do Brasil. Participou de diversas exposições e Salões de Artes no Brasil e exterior, entre eles, nas Prefeituras de Paris, e no Salon D’Arts Du Printemps Aulnay/França. É artista é membro da Academie des Arts Sciences et Lettres de Paris da qual recebeu o prêmio de Medalha de Prata em dez/2018. No Brasil expôs em importantes museus e galerias, participou de intervenções e projetos beneficentes. Giovana Correia une sua sensibilidade à novas tendências. OBRA – “NOSSA MEMÓRIA”. Participou da Bienal de Curitiba de 2019.
















ARTISTA LECCO COELHO | 7º ano| Técnicas de pintura | Evolutiva

Entrevistada por Gustavo Henrique Dezker

LECCO COELHO

https://www.instagram.com/lecco_coelho_atelier/

https://www.facebook.com/lecco.coelho.7





















ARTISTA LIGIA BARROS | 7º ano | Técnicas de pintura | Evolutiva

Entrevistada por Gabriela Marques Frast e Nicolas Rodrigo Zink Gonçalves dos Santos

LIGIA BARROS

https://www.instagram.com/ligiaobarros/

https://www.facebook.com/LigiaBarros

Artista Visual, graduada em Pintura pela UNESPAR, mestranda em Educação na Universidade Tuiuti do Paraná. Participações em exposições individuais e coletivas como a Pré-bienal de Arte do Amazonas em 2012 e Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba em 2020. Atualmente trabalha em seu atelier na Av. Pres. Getúlio Vargas, 3620, sala 102.


ARTISTA MARINICE COSTA| 7º ano| Técnicas de pintura | Evolutiva

Entrevistada por Eduardo Procznki

MARINICE COSTA

https://www.instagram.com/marinice.costa/

https://www.facebook.com/marinice.skalskicosta

Curitibana, Engenheira Civil e Artista Plástica, Bacharel em Pintura e Escultura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), com especialização em Museologia e Teoria da Cor pela mesma instituição. A artista faz parte do CACEV (Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato), do Grupo ARTE 725, da APAP/PR e do SINAP-ESP/AIAP. Proponente e coordenadora do Projeto Semeando Novos Olhares, junto a F.Cultural de Curitiba. Tem no seu currículo, diversas exposições individuais e coletivas, participando de Salões de Arte e Mostras Nacionais em diversos espaços oficiais e Internacionais com destaque para exposição no Museu Sempere, Buenos Aires, Argentina; Casa do Brasil, Madri, Espanha; Córdoba, Espanha; com participação no ArtBrazil, Fort Lauderdale, FL, USA.















ARTISTA MERCEDES BRANDÃO| 7º ano| Técnicas de pintura | Evolutiva

Entrevistada por João Aurélio Drapé

MERCEDES BRANDÃO

https://www.instagram.com/knauberbrandao

https://www.facebook.com/mercedes.brandao

Formação Acadêmica, Letras - Graduação: Letras - PUC/PR Pós-graduação: Letras - UFPR (mestrado literaturas de língua inglesa), História da Arte: PUC/PR. Ateliers de pintura: Solar do Rosário e Edilson Viriato. Exposições de pintura (recentes): "Memorial de Curitiba": 1°, 2º. E 3º. ECAV (Exposição Contemporânea de Arte Visual – 2016, 2017 e 2018).


ARTISTA SANDRA KÖCHE| 7º ano| Técnicas de pintura | Evolutiva

Entrevistada por Larissa Minuzzi da Silva