ENTREVISTAS - FOTOGRAFIA EM FOCO

Disciplinas: Arte/Língua Portuguesa

Professoras: Katia Velo/Michelle Batistella

Turma: Fundamental II – 8º ano

As entrevistas a seguir, foram realizadas após trabalhos de pesquisas e estudos sobre a Fotografia e fotógrafos no Paraná. Aos alunos foram sugeridos filmes, documentários, vídeos e outros materiais sobre o tema. Nas aulas o diálogo, o debate, as interações foram mediados pelas professoras a fim de realizar a organização dessas entrevistas.

Por meio da prática interdisciplinar, os alunos, não só aprenderam sobre a Arte da Fotografia, mas também vivenciaram técnicas de fotografia e criaram sites para registro das atividades realizadas por eles. Um trabalho amplo que possibilitou aos alunos compreenderem que o conhecimento não é isolado e que a Arte dialoga com todas as áreas. Também tiveram a oportunidade de conhecer fotógrafos paranaenses e a relevância do registro da imagem. Assista a seguir, os vídeos produzidos exclusivamente pelos fotógrafos respondendo as entrevistas feitas pelos alunos do 8o ano da Escola Evolutiva.

FOTÓGRAFO AURÉLIO PELUSO | 8º ano | Fotografia em foco | Evolutiva

Entrevistado por Ailyn Klock

AURÉLIO PELUSO

Advogado, fotógrafo há 5 anos. Trabalho voltado a fotografia documental e projetos de longa duração.

Influência de Evandro Teixeira, Sebastião Salgado, May Ray, Ansel Adams, Dorothea Lange, Helmut Newton, Robert Capa, Arnold Newton, Mark Riboud e Eliott Erwitt.

FOTÓGRAFA DÉBORA LING | 8º ano | Fotografia em foco | Evolutiva

Entrevistada por Isabella

PossebomDÉBORA LING

Débora Ling é advogada e fotografa. Associada à Associação de Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR, desde 2016, ano da primeira participação em uma mostra coletiva, MARCHA URBANA, no Museu da Fotografia, Solar do Barão, em Curitiba. Em 2017 participou da 13a Bienal Internacional de Curitiba e da 14a Bienal Internacional de Curitiba, em 2019. Com obra premiada no 25o Salão Curitibano de Artes Visuais, em 2018. Individual itinerante “Retrospectiva”, 2019/20.

FOTÓGRAFO FAISAL ISKANDAR| 8º ano | Fotografia em foco | Evolutiva

Entrevistado por Mariah Cinachi Rodrigues

FAISAL ISKANDAR

Autodidata, nos últimos anos expôs suas obras em espaços de arte como Museu da Fotografia de Curitiba, Memorial de Curitiba, Museu Guido Viaro, Fnac, Salão de Artes do Graciosa Country Club e Salão de Artes do Clube Curitibano, participou da 25ª. Bienal de Curitiba, entre outros.

FOTÓGRAFA GIANNA CALDERARI | 8º ano | Fotografia em foco | Evolutiva

Entrevistada por Julia Ribeiro

GIANNA CALDERARI

Facebook: Gianna Calderari

Natural de Curitiba, é advogada, tatuadora, fotógrafa e bailaora (dançarina de flamenco). Fez parte da Comissão Cultural e Propriedade Intelectual da OAB/PR. É membro do Núcleo de Fotografia da APAP/PR. Participou de Bienais de Curitiba 2017, 2018, Projeto Muros Visuais de Curitiba, Livro dos 75 anos da OAB com a Obra “Beijo”, 2º. ECAV – APAP/PR

FOTÓGRAFA JUSSARA BRANCO | 8º ano | Fotografia em foco | Evolutiva

Entrevistada por João Victor Cardoso e Letícia Helmer de Sousa

JUSSARA REGINA BRANCO

FOTÓGRAFO KRIS NATAL | 8º ano | Fotografia em foco | Evolutiva

Entrevistado por Liz Maróstica Silva

KRIS NATAL

Brasileiro, nascido em Curitiba/PR. Fotógrafo, apaixonado por paisagens, natureza e histórias. Lighting designer por formação, teve participação em exposições, tais como "Egito Antigo" (2020), "Jean-Michel Basquiat" (2018), "Mondrian" (2016) entre outras ao redor do Brasil.

FOTÓGRAFA MARINICE COSTA | 8º ano | Fotografia em foco | Evolutiva

Entrevistada por Julieta Ferratti Nestor

MARINICE COSTA

Curitibana, Engenheira Civil e Artista Plástica, Bacharel em Pintura e Escultura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), com especialização em Museologia e Teoria da Cor pela mesma instituição. A artista faz parte do CACEV (Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato), do Grupo ARTE 725, da APAP/PR e do SINAP-ESP/AIAP. Proponente e coordenadora do Projeto Semeando Novos Olhares, junto a Fundação Cultural de Curitiba. Tem no seu currículo, diversas exposições individuais e coletivas, participando de Salões de Arte e Mostras Nacionais em diversos espaços oficiais e Internacionais com destaque para exposição no Museu Sempere, Buenos Aires, Argentina; Casa do Brasil, Madri, Espanha; Córdoba, Espanha; com participação no ArtBrazil, Fort Lauderdale, FL, USA.

FOTÓGRAFO PAULO CASTELLANO | 8º ano | Fotografia em foco | Evolutiva

Entrevistado por Mariah Cinachi Rodrigues

PAULO CASTELLANO

Paisagista e Fotógrafo Artista

Vice-diretor do Núcleo de Fotografia da APAP

Conselheiro Municipal de Artes Visuais da Fundação Cultural de Curitiba (suplente)

Exposição Mutualismo 2018 - Bienal Internacional de Curitiba.