OSD & ARTE - 9o ANO

Os alunos do 9o. ano da Escola Evolutiva do Ensino Fundamental II realizaram um trabalho interdisciplinar em tempo de pandemia. O projeto O PODER TRANSFORMADOR DA ARTE – Uma breve trajetória da Arte Contemporânea Paranaense é um projeto idealizado e coordenado professoras Katia Velo (Arte) e Michelle Batistella (Língua Portuguesa) com os alunos do Ensino Fundamental II.

Foram realizadas entrevistas, após trabalhos de pesquisas e estudos sobre os ODS e os artistas participantes da exposição ODS & Arte. Aos alunos foram sugeridos filmes, documentários, vídeos e o site http://www.odsarte.pr.gov.br . Nas aulas o diálogo, o debate, as interações foram mediados pelas professoras a fim de realizar a organização dessas entrevistas.

Por meio da prática interdisciplinar, os alunos, não só aprenderam sobre os ODS, mas também vivenciaram diferentes gêneros textuais, como releitura das obras dos artistas e produziram textos dissertativos-argumentativos. Um trabalho amplo que possibilitou aos alunos compreenderem que o conhecimento não é isolado e que a Arte dialoga com todas as áreas.

Também tiveram a oportunidade de conhecer artistas paranaenses e a relevância da história e da Arte como uma área essencial para a construção do conhecimento geral. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte de uma agenda universal da ONU para a Agenda 2030. Os ODS são: erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia limpa e acessível, trabalho descente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima, vida na água, vida terrestre, paz, justiça e instituições eficazes e parcerias e meios de implementação.

Alguns textos realizados pelos alunos foram divulgados em https://www.katiavelo.com.br/professoras-realizam-projeto-inspirado-nos-ods/