top of page

ENTREVISTAS - ARTE PARANAENSE EM PROL DOS ODS

Atualizado: 11 de jan. de 2021



Trabalho Interdisciplinar

Disciplinas: Arte/Língua Portuguesa

Professoras: Katia Velo/Michelle Batistella

Turma: Fundamental II – 9º ano

As entrevistas a seguir, foram realizadas após trabalhos de pesquisas e estudos sobre os ODS e os artistas participantes da exposição ODS & Arte. Aos alunos foram sugeridos filmes, documentários, vídeos e o site http://www.odsarte.pr.gov.br . Nas aulas o diálogo, o debate, as interações foram mediados pelas professoras a fim de realizar a organização dessas entrevistas.

Por meio da prática interdisciplinar, os alunos, não só aprenderam sobre os ODS, mas também vivenciaram diferentes gêneros textuais, como releitura das obras dos artistas e produziram textos dissertativos-argumentativos. Um trabalho amplo que possibilitou aos alunos compreenderem que o conhecimento não é isolado e que a Arte dialoga com todas as áreas. Também tiveram a oportunidade de conhecer artistas paranaenses e a relevância da história e da Arte como uma área essencial para a construção do conhecimento geral. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas, Agenda 2030 contribuíram para ampliação da percepção que pertencemos a uma mesma casa comum e que devemos cuidar dela para o bem de todos. Assista a seguir, os vídeos produzidos exclusivamente pelos artistas para os alunos do 9o ano da Escola Evolutiva.



Artista ALFI VIVERN | 9º ano | ODS & ARTE | A Arte Paranaense em prol da Agenda 2030 | Evolutiva

Entrevistado por Eduarda Coutinho











ALFI VIVERN

Artista visual, argentino, radicado em Curitiba, participou do Instituto Di Tella em Buenos Aires conhecido como "viveiro de talentos. Graduou-se como designer pela escola Pan-americana de Arte em Buenos Aires/Argentina. Seu trabalho ganhou vários prêmios e concursos importantes, como: 2007–1º Prêmio no “EMAAR lnternational Art Symposium, Dubai/Emirados Árabes; 2006–“Prêmio na 1ª Bienal de Escultura, León/México; 1996–1º Prêmio “III Concurso Internacional de La Talla en Piedras”, Barichara/Colômbia; 1985 – 1º Prêmio no “Concurso de Esculturas: comemoração 20 anos do IPPUC”, Curitiba/Brasil. Suas obras encontram-se expostas em galerias, museus, coleções públicas e privadas em diversos países do mundo.















Artista CLAUDIA LARA | 9º ano | ODS & ARTE | A Arte Paranaense em prol da Agenda 2030 | Evolutiva

Entrevistada por Rafaela Vanto











CLAUDIA LARA

Graduada em Educação Artística pela Faculdade de Artes do Paraná e pós graduada em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Possui no currículo várias exposições coletivas e individuais no Brasil e exterior. Possui premiações em vários salões da Secretaria de Estado e Cultura do Paraná. Em 2011 ganhou o primeiro lugar na “Exposition Biennale d’Art Contemporain Brésilien Et Latino Américan”, Premiere edition – Paris, França. Em 2012, fez parte do Livro Catálogo “O Percurso do Olhar”, Galeria Solar do Rosário. Em 2013 sua obra foi tema do curta-metragem “Retalhos que Pertencem”, Fundação Cultural de Curitiba. Em 2014 e 2017 participou com obras coletivas no 65o e 66o Salão Paranaense, Museu de Arte Contemporânea do Paraná. Em 2018 participa do Projeto “ODS&ARTE - Um novo olhar para o mundo”, Governo do Paraná. http://www.odsarte.pr.gov.br/Faz a Curadoria do Circuito Ateliês para a Bienal Internacional de Curitiba 2018.Participa da exposição “Ero Ere: Negras Conexões” do Coletivo Ero Ere no Museu de Arte Contemporânea do Paraná | Curitiba – PR | 2019Realiza a exposição individual “AVE MÃE“ no Museu Guido Viaro, Curitiba – PR | 2019Participa da exposição coletiva “Estratégias do Feminino” no Faril Santander - Porto Alegre – RS | 2019 . Participa da exposição coletiva “Hemostasia”, no Parque das Ruínas | Rio de Janeiro – RJ | 2019.
















Artista ELISIANE WENGER | 9º ano | ODS & ARTE | A Arte Paranaense em prol da Agenda 2030 | Evolutiva

Entrevistada por Gabriel Cruz











ELISIANE CORREA WENGER

Superior em Pintura, Licenciatura em Artes, docente de Artes em Educação Especial, Especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea pela EMBAP/PR, e Educação Especial Geral. Atuou como vice-diretora cultural da APAP/PR e membro do Fundo Municipal de Cultura de Curitiba. Participou de várias exposições nacionais, como: Fundação Cultural de Curitiba/PR, Fundação Cultural de Florianópolis/SC, XX Bienal Internacional de Curitiba, SESC da Esquina Curitiba/PR, ITAIPU Binacional Espaço Cultural Curitiba/PR, BRDE Espaço Cultural Curitiba/PR, Memorial de Curitiba/PR, Museu da Gravura Solar do Barão Curitiba/PR, MAB Museu de Arte de Blumenau/SC. Exposições internacionais na Espanha, Polônia, Colômbia e Argentina. Outras participações: Projeto e Livro “Muros Visuais de Curitiba” APAP/PR–Curitiba/BR, 1º Painel “Desenvolvimento do Homem” MABU Hoteis & Resorts–Foz do Iguaçu/BR, 1º Mural da Integração BrasilxPolônia–Cracóvia/Polônia.
















Artista FRANCISCO BORGES LARANJAL | 9º ano | ODS & ARTE | A Arte Paranaense em prol da Agenda 2030

Entrevistado por Artur Carbornal da Silva






FRANCISCO BORGES LARANJAL

Formado em engenharia em 1980, viajou para os EUA onde estuda desenho, pintura, colagem, modelagem e aquarela em cursos livres entre 1987 e 1989. Possui em seu currículo premiações, obras em acervo e várias exposições coletivas e individuais, no Brasil e no exterior, entre elas: 1991– “Arte em papel reciclado” Prefeitura Vitória/ES; 2013– “Mostra Sustentabilidade Curitiba”– Curitiba/PR; 2014 a 2016 – Exposição “Muros Visuais de Curitiba” APAP/PR (plotagem de obras de arte em muros da cidade) – Curitiba/PR; 2017– Livro “Muros Visuais de Curitiba” APAP/PR com participação de 100 artistas – Curitiba/PR.
















Artista KATIA VELO | 9º ano | ODS & ARTE | A Arte Paranaense em prol da Agenda 2030 | Evolutiva

Entrevistada por Ana Carolina Oleskowicz Celli



KATIA VELO

Professora de arte, colunista e consultora cultural, artista plástica, ensaísta e fotógrafa. Especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea pela EMBAP/PR; Bacharel e Licenciada em Letras–Faculdade Anhembi/Morumbi SP, Cursos de Especialização na USP/SP. É diretora de comunicação da APAP/PR. Foi Gerente Municipal da Divisão de Arte Plásticas de São José dos Pinhais/PR. Criadora e idealizadora do Projeto #doeumaflor (6ªEdição). Participação no grupo CACEV de Arte Contemporânea e membro de júri de Salões de Arte. Expôs individual e coletivamente no Brasil, Argentina, Alemanha, Áustria, Estados Unidos, Espanha, França e Polônia. Possui participação em livros de arte, homenagens e premiações, entre elas: XXVIII Mostra Cascavelense de Artes Visuais– Cascavel/PR, XXXII Salão de Arte de Franca–Franca/SP. Suas obras receberam textos críticos de arte, como: Oscar D’Ambrósio, Ricardo Fernandes, João Coviello, Adriana Alfredo da Silva. Assina as colunas culturais: virtual www.katiavelo.com.br e impressa Jornal Folha da Mulher SJP/PR.















Artista LG VIDAL | 9º ano | ODS & ARTE | A Arte Paranaense em prol da Agenda 2030 | Evolutiva

Entrevistado por Beatriz Alves dos Santos

LG VIDAL

Artista visual, pintor, desenhista, ilustrador, gravador, realizador de arte digital e de arte de rua, especialista em Copyright. Vem trabalhando e desenvolvendo o tema de mobilidade urbana, abordando a locomoção animal em conexão com a locomoção limpa e sustentável. Possui em seu currículo inúmeras exposições, entre individuais e coletivas, nacionais e internacionais, tendo obras em acervo em diversas instituições. Faz parte do Projeto e Livro “Muros Visuais de Curitiba” Edição APAP/PR – Curitiba/BR. Atualmente é Presidente da APAP/PR – Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná e da Comissão Especial de Cultura e Arte do Conselho Federal da OAB. Também atua como curador em exposições e julgamento de Salões de Arte, como exemplo: “Prêmio Marco Antônio Villaça – FUNARTE” e XXI Bienal Internacional de Curitiba. Sua última realização foi a criação de um Mural Artístico em azulejos de grandes dimensões (7mx7m), em um espaço aberto na cidade de Curitiba/PR/Brasil (#muralmobilidadeurbanavidal).
















Artista MARISA VIDIGAL | 9º ano | ODS & ARTE | A Arte Paranaense em prol da Agenda 2030 | Evolutiva

Entrevistada por Julia Dissenha

MARISA VIDIGAL

Pintora em estilo Naif (em francês significa ingênuo), conserva em sua essência: espontaneidade, liberdade de expressão, cores vibrantes, ausência de profundidade, sem compromisso com proporção; retratando imagens do cotidiano com pureza de traços. Participou de vários Salões de Arte no Brasil e exterior. Recebeu vários prêmios, com destaque para Medalhas de Ouro e Prata em Araras/SP, Rio de Janeiro/RJ e Arceburgo/MG; 1º prêmio no XX Salão de Artes do Curitibano Curitiba/PR. Tem obras inseridas em várias revistas e livros, destacando-se: Antologia Ítalo-Brasileira di Lettere Ed Arti “Dal Collosseo al Corcovado”- Roma (Itália); Livro “Naif no Paraná” - Edição Solar do Rosário; Livro “Muros Visuais de Curitiba” com participação de cem artistas - Edição APAP/PR. Suas obras mereceram textos de excelentes críticos de arte, como: Oscar D’Ambrósio, Nilza Procopiak e Fabrício Vaz Nunes.
















Artista OSMAR CARBONI | 9º ano | ODS & ARTE | A Arte Paranaense em prol da Agenda 2030 | Evolutiva

Entrevistado por Beatriz Foggiatto

OSMAR CARBONI

https://www.instagram.com/carboniosmar/

Artista plástico, autodidata, pintor, escultor, Presidente da APAP/PR de 2011 a 2016 e Vice-Presidente de 2006 a 2010, possui obras em Galerias do Paraná e São Paulo. Participou de várias exposições individuais e coletivas, nacionais e internacionais. Possui obras inseridas em várias revistas e livros, exemplo: Dicionário das Artes Plásticas do Paraná, Pintores Contemporâneos do Paraná Vol.6, “Muros Visuais de Curitiba”– Edição APAP/PR. Escreveram textos sobre as suas obras críticos de arte como: Maria Cecília Araújo de Noronha, Márcia Aracheschi, Marine C. Linzing e Oscar D’Ambrósio. Membro da Academia Brasileira de Belas Artes.
















Artista SANDRA HIROMOTO | 9º ano | ODS & ARTE | A Arte Paranaense em prol da Agenda 2030 | Evolutiva

Entrevistada por Nicole Zink

SANDRA HIROMOTO

Artista visual, designer, especialista em Poéticas no Ensino da Arte Contemporânea e em Marketing. Premiada no Brasil e na França, tem diversas participações em salões de arte e intervenções: Museu Oscar Niemeyer – Curitiba/PR, “Heart” Brazilian Art Festival –Toyohashi - Japão, “Interafetividade”com Fernanda Takai, Galeria Interarte, Pátio Batel, Circuito paralelo na Bienal Internacional de Curitiba 2015/17, "Outras Paisagens" MAC/PR. No exterior expôs no Japão, Bélgica, Estados Unidos, Espanha, Portugal, Finlândia, México, Peru, entre outros países.















Artista SUZANA LOBO | 9º ano | ODS & ARTE | A Arte Paranaense em prol da Agenda 2030 | Evolutiva

Entrevistada por Milena Oliveira de Paula

SUZANA LOBO

Nasceu em Curitiba/PR, radicada no Rio de Janeiro/RJ, formou-se pelo Instituto de Belas Artes, lá foi aluna de Iberê Camargo e no Museu de Arte Moderna de Ivan Serpa. Participou de inúmeras Exposições Coletivas e Individuais no Brasil e no exterior. Júri em muitos Salões Oficiais de Arte, diretora do Museu Alfredo Andersen e Museu Guido Viaro, coordenadora do atelier do Museu Guido Viaro e do atelier de pintura do Solar do Barão, orientadora no Centro de Arte e Criatividade. Obras em acervo no Museu de Arte Contemporânea, Museu Oscar Niemeyer, Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, como em coleções públicas e particulares no Brasil e exterior.














CONVIDADAS ESPECIAIS


DEPOIMENTO EXPOSIÇÃO ODS&ARTE | SABINE FERES

Curadora da Exposição ODS & Arte

SABINE FERES

Artista Visual, Curadora e Designer. Especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná–EMBAP/PR, Especialista em Design de Jóias pela Universidade de São Paulo–USP e Instituto Brasileiro de Gemas e Metais–IBGM/SP. Graduada em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Paraná–UFPR. Em sua trajetória e vivência artística, realizou cursos teóricos e práticos em Ateliês de Artes/Palestras/Workshops, com Ronaldo Brito, Luiz Camillo Osório, Fernando Cocchiarale, Cecília Cotrim, João Magalhães, Tadeu Chiarelli, Mario Ramiro, Dudi Maia Rosa, Raul Córdula, Fernando Bini, Adalice Araújo, Maria Cecília Noronha, Maria José Justino, Artur Freitas, Ronald Simon, Jussara Age, Guilmar Silva, Edilson Viriato. Exposições Internacionais na Áustria, Bélgica, Espanha, França, Polônia, Macedônia, Estados Unidos e Argentina, bem como, Exposições Nacionais nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Ceará e Bahia. Possui participações no Brasil e no exterior em Salões Oficiais de Arte, Livros, Premiações, Obras em Acervos Públicos e Privados no Brasil e no exterior.

Atualmente, participa das Políticas Culturais da Sociedade Civil Organizada representando a classe artística nas Artes Visuais como membro: da Comissão de Mérito do Mecenato Subsidiado e do Fundo de Cultura–Lei de Incentivo Municipal; do Conselho Municipal de Cultura e do Colegiado Setorial de Artes Visuais CNPC/MINC em Brasília/DF. É Vice-Presidente da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná–APAP/PR, eleita ao biênio 2017/2019, e foi Diretora Cultural desta entidade de 2009 a 2016, destacando entre as atribuições a curadoria de diversas exposições de artes. Desde então, Sabine transita no campo artístico em várias esferas: da produção, da seleção, da gestão, da análise e da curadoria; integrando, assim, sua experiência pessoal e profissional nos processos aos quais a arte se aplica.


DEPOIMENTO ARTE E EDUCAÇÃO | MARINICE COSTA

MARINICE COSTA

Curitibana, Engenheira Civil e Artista Plástica, Bacharel em Pintura e Escultura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), com especialização em Museologia e Teoria da Cor pela mesma instituição. A artista faz parte do CACEV (Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato), do Grupo ARTE 725, da APAP/PR e do SINAP-ESP/AIAP. Proponente e coordenadora do Projeto Semeando Novos Olhares, junto a F.Cultural de Curitiba. Tem no seu currículo, diversas exposições individuais e coletivas, participando de Salões de Arte e Mostras Nacionais em diversos espaços oficiais e Internacionais com destaque para exposição no Museu Sempere, Buenos Aires, Argentina; Casa do Brasil, Madri, Espanha; Cordoba, Espanha; com participação no ArtBrazil, Fort Lauderdale, FL, USA.



216 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page