+55 41 3035-7227

Escola Evolutiva, educação infantil e ensino fundamental em curitiba.

youtube

Notícias

Tablets e Netbooks na educação

Há uma pressão enorme para incluir as tecnologias móveis na educação. Alguns colégios e instituições superiores entregam tablets ou netbooks para os alunos como parte do material escolar.

Há uma tendência à substituição dos livros de texto por conteúdos digitais dentro de tecnologias móveis. Uma justi ca é diminuir de peso das mochilas dos alunos; outra, baratear do acesso ao conteúdo não impresso (além de ser ecologicamente mais correto).

Também é visto como importante, oferecer recursos de pesquisa, de leitura e de comunicação próximos dos alunos, dos ambientes digitais que frequentam, para motivá-los mais a aprender. Este é um campo minado de discussões, decisões, interesses. Qualquer análise ainda é parcial, provisória, precária.
As tecnologias móveis trazem enormes desa os, porque descentralizam os processos de gestão do conhecimento: podemos aprender em qualquer lugar, a qualquer hora e de muitas formas diferentes.

Podemos aprender sozinhos e em grupo, estando juntos  sicamente ou conectados. Na medida que entram na sala de aula o seu uso não pode ser só complementar. Podemos repensar a forma de ensinar e de aprender, colocando o professor como mediador, como organizador de processos mais abertos e colaborativos.

No Brasil, os smartphones e os tablets ainda estão numa fase de experimentação dentro das escolas. Trazem desa os complexos. São cada vez mais fáceis de usar, permitem a colaboração entre pessoas próximas e distantes, ampliam a noção de espaço escolar, integrando os alunos e professores de países, línguas e culturas diferentes. E todos, além da aprendizagem formal, têm a oportunidade de se engajar, aprender e desenvolver relações duradouras
para suas vidas.

Ensinar e aprender podem ser feitos de forma muito mais  exível, ativa e focada no ritmo de cada um. A tela sensível ao toque permite uma navegação muito mais intuitiva e fácil do que com o mouse. Crianças pequenas encontram os jogos e aplicativos muito mais rapidamente.

Com o barateamento progressivo a partir de agora, estarão muito mais presentes dentro e fora da sala de aula. Permitem experimentar muitas formas de pesquisa e desenvolvimento de projetos, jogos, atividades dentro e fora da sala de aula, individual e grupalmente.

O professor não precisa focar sua energia em transmitir informações, mas em disponibilizá-las, gerenciar atividades signi cativas desenvolvidas pelos alunos, saber mediar cada etapa das atividades didáticas.Poderemos ensinar e aprender a qualquer hora, em qualquer lugar e da forma mais conveniente para cada situação.

Os próximos passos na educação estarão cada vez mais interligados à mobilidade,  exibilidade e facilidade de uso que os tablets oferecem a um custo mais reduzido e com soluções mais interessantes, motivadoras e encantadoras. Não podemos esquecer que há usos dispersivos. É cada vez mais difícil concentrar-se em um único assunto ou texto, pela quantidade de solicitações que encontramos nas tecnologias móveis.

Tudo está na tela, para ajudar e para complicar, ao mesmo tempo. As tecnologias móveis desafiam as instituições a sair do ensino tradicional em que os professores são o centro, para uma aprendizagem mais participativa e integrada, com momentos presenciais e outros a distância, mantendo vínculos pessoais e afetivos, estando juntos virtualmente.

As inovações mais promissoras encontram-se em escolas que têm tecnologias móveis na sala de aula, utilizadas por professores e alunos. Os programas de um computador ou tablet por aluno, ainda em fase experimental em centenas de escolas municipais,  estaduais e particulares, sinalizam mudanças muito importantes na forma de ensinar e
de aprender. As aulas são mais focadas em projetos colaborativos, os alunos aprendem juntos, realizam atividades diversi cadas em ritmos e tempos diferentes. O professor muda sua postura. Ele sai do centro, da lousa para circular orientando os alunos individualmente e em pequenos grupos.

 

Fonte: Matéria retirada da Folha da Mulher (Ed. Set) - Matéria de Patricia Teixeira Alberti (Diretora Geral da Escola Evolutiva)


Voltar


  • Rua Veríssimo Marques, 1565 | Centro | São José dos Pinhais - PR | CEP 83.005-410
  • contato@escolaevolutiva.com.br +55 41 3035-7227
  • Veja como chegar
Dúvidas e Informações? Clique para entrar em nosso Atendimento Online.
Escola Evolutiva
Conecte-se com a gente: youtube
Copyright © Escola Evolutiva Todos os direitos reservados | 2013
Desenvolvido por Adcomm Brasil